Sobre a Modalidade

O Hóquei em Linha é uma modalidade da Patinagem relativamente recente.

Com um número já elevado de praticantes, esta modalidade jogada em recintos normalmente utilizados para o Hóquei em Patins com as dimensões de 44×22 metros – exceptuando as competições internacionais em que se exige como mínimo 50×25 m –, é jogado com um disco, patins em linha com 3 ou quatro rodas e sticks especiais. Os jogadores de campo utilizam um stick com 150 cm e o guarda-redes um de 100 cm.

Esta modalidade assemelha-se ao Hóquei em Gelo, no que diz respeito ao equipamento, as camisolas são largas e compridas, sendo numeradas de 00 a 99.

A primeira competição oficial de Hóquei em Linha, foi o Torneio Aberto da APL realizado em Nafarros em 97/98, com as equipas de Cascais e Buraca.

O Hóquei em Linha teve a sua primeira competição organizada pela FPP na época de 1998/99, com o Torneio de Loures ganho pelo GDS Cascais/Barracudas e com o Torneio de S. João das Lampas ganho pela Liga de Algés/Corvos.

Na época de 1999/2000 realiza-se pela primeira vez o Campeonato Nacional de Hóquei em Linha, com a presença das equipas do Dramático de Cascais/Barracudas, Liga de Algés/Corvos, União Ciclista da Buraca/Blasters, Grupo Cultural Carregalense/Diabos, Castelense/Sertã, tendo sido campeão o GDS Cascais/Barracudas.

Também pela primeira vez se disputa a Taça FPP em que saiu vencedor o Grupo Carregalense/Diabos.

Em Junho de 2001 disputa-se o VII Campeonato do Mundo em Torrevieja/Espanha; foi a primeira participação portuguesa numa competição internacional.