A mistura do Desporto com a Arte

A Patinagem Artística é a modalidade que alia a técnica, a precisão, o equilíbrio, a proeza e a estética numa perfeita sintonia com a música. Modalidade de grande beleza é a mistura do desporto com a arte cuja competição pode ser individualmente e em pares.

Em Portugal a primeira referência ao uso de patins é da autoria de Paulo Soromenho, quando nos meados do ano 1873, D. Maria Pia apresentou os primeiros patins de rodas que se conheceram. Outros relatos dessa época dão-nos conta da existência de patins no Palácio de Mafra trazidos de Paris. Desde as suas origens a patinagem está diretamente ligada aos elegantes e aristocráticos da sociedade Portuguesa.

Como modalidade, a Patinagem surgiu em Portugal na década de 50. Se inicialmente a Patinagem tinha pouca expressão, afirmou-se mais tarde na sociedade portuguesa como modalidade recreativa, em que as pessoas se inscreviam para aprender a patinar, tendo em vista a diversão. Na época, organizavam-se Shows e começaram a promover-se os “Concursos de Patinagem” em que após as prestações dos atletas, o público colocava o seu voto numa urna, tendo em conta a patinagem, a naturalidade, a elegância e a perfeição dos patinadores.

Porém, foi nos anos 70 que a Patinagem Artística verificou o crescimento mais rápido, com um aumento significativo de atletas e clubes.

A competição nesta modalidade apresenta as seguintes vertentes:

• Individuais – Figuras Obrigatórias, Patinagem Livre e Solo Dance

• Pares Artísticos – Patinagem Livre

• Pares de Dança – Danças Obrigatórias, Dança Original e Dança Livre.

• Show e Precisão – Realizada por grupos e atletas, quartetos, grupos pequenos – entre 6 e 12 elementos - e grupos grandes – com 16 ou mais elementos.

Em 1999, Rita Falcão conquistou a nossa primeira medalha de ouro, em figuras obrigatórias e no combinado, no Campeonato da Europa que se realizou na Alemanha. Este resultado foi histórico porque pela primeira vez, se ouviu o Hino Nacional numa competição de Seniores.

Hugo Chapouto foi o primeiro campeão mundial português, na variante Solo Dance. Com duas notas máximas, o patinador português conquistou o primeiro lugar em 2009 nos Campeonatos do Mundo da Alemanha, que decorreu em Friburgo.

RCSkates

Patrocinador Oficial da Patinagem Artística