FPP NEWSFLASH

FORMAÇÃO DE TREINADORES - ESTÁGIO - Hóquei em Patins Grau III – 2012 –  Âmbito Nacional / Hóquei em Patins Grau II – 2012 – Lisboa e Porto / Hóquei em Patins Grau I – 2013 – Lisboa, Porto e Ponta Delgada

Caros Formandos:

Considerando os pressupostos do PNFT e os necessários momentos para a efectivação dos trabalhos referentes ao processo de estágio, vimos pelo presente, alertar V. Exas. que foram ultrapassados todos os limites temporais para a entrega dos trabalhos.

Assim, numa tentativa ultima de resolução desta situação, conseguimos uma janela temporal até 31 de Dezembro de 2014 para a entrega da documentação e finalização do processo de estágio, findo o qual daremos por não concluído o mesmo   e consequentemente não validado o respectivo grau de formação.

 

PATINAGEM ARTÍSTICA - Já se encontra disponivel para download, a atualização do Planeamento de 2014, Provas Internacionais e Programação de Estágios e Preparação de Provas Internacionais,aqui

 

TREINADOR EM FORMAÇÃO - ESTÁGIO - INFORMAÇÃO IMPORTANTE - Em complemento ao publicado no COMUNICADO Nº 41/2013 datado de 7/11, onde se reconhece e valida a importância do exercício da função de treinador - estagiário de Grau I sempre sobre a orientação do Tutor, somos pelo presente a informar que o exercício desta função está única e exclusivamente consignada ao escalão onde o treinador - estagiário vai realizar o seu Plano Individual de Estágio, não sendo exequível o exercício desta função em outro escalão.

 

FPP - O Comunicado nº 40  da Federação de Patinagem de Portugal  já está disponível para consulta através deste link : Comunicado

 
CONVOCATÓRIA SN HÓQUEI PATINS SUB-20 - CENTRO TREINO 2
Sexta, 14 Fevereiro 2014 16:59    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

De acordo com o Plano Anual das Selecções Nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal vai levar a efeito o Centro de Treinos Nacional Nº2 da Selecção Nacional Sub-20 de Hóquei em Patins, o qual vai ter lugar nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2014 na vila do Luso, tendo em vista a preparação desta Selecção para /o Campeonato da Europa que vai decorrer no corrente ano.
            
Hóquei Clube de Braga ( AP Minho ) - Miguel Carlos Vieira

Futebol Clube do Porto ( AP Porto ) - André Pinto Almeida, Diogo Miguel Seixas, João Miguel Almeida

Associação Desportiva de Valongo ( AP Porto ) - Xavier Carvalho Cardoso, Álvaro António Morais, Luis Ferreira Melo

Associação Desportiva de Oeiras ( AP Lisboa ) - Diogo Miguel Tocha

Sport Lisboa e Benfica ( AP Lisboa ) - Diogo Alves Fernandes, João Rodrigo Campelo, Gonçalo André Pinto, António Mendonça Silva

Clube Desportivo Paço de Arcos ( AP Lisboa ) - André Costa Gaspar



Lisboa, 14 de Fevereiro de 2014

Luis Duarte
Seleccionador Nacional

 
CONVOCATÓRIA SN HÓQUEI PATINS SUB-17 - CENTRO TREINO 2
Sexta, 14 Fevereiro 2014 17:02    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
De acordo com o Plano Anual das Selecções Nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal vai levar a efeito o Centro de Treino Nº2 da Selecção Nacional Sub-17 de Hóquei em Patins, o qual vai ter lugar nos dias 24 e 25 de Fevereiro de 2014  na vila do Luso, tendo em vista a preparação desta Selecção para o Campeonato da Europa que vai decorrer no corrente ano.
            
Hóquei Clube de Braga ( AP Minho ) - Gonçalo Meira Pereira

Associação Desportiva de Barcelos ( AP Minho ) - Pedro Miguel Silva

Associação Desportiva de Valongo ( AP Porto ) - Hugo Miguel Barata, João Marques Pedro

Dragon Force Futebol Clube ( AP Porto ) - Pedro Maia Magalhães, Joaquim Fernando Ferreira

Associação Cultura Recreio Gulpilhares ( AP Porto ) - Rodrigo Semelhe Silveira

Associação Desportiva Penafiel ( AP Porto ) - Bruno Dinis Correia

União Desportiva Oliveirense ( AP Aveiro ) - Tiago Carvalho Rodrigues

Sport Lisboa e Benfica ( AP Lisboa ) - Gonçalo Fonseca Nunes, Tiago Afonso Figueiredo

Sporting Clube de Portugal ( AP Lisboa ) - Frederico Miguel Neves

Hóquei Clube Patinagem de Grândola ( AP Setúbal ) - Miguel Alexandre Feio

Lisboa, 14 de Fevereiro de 2014


Luis Moreira
Seleccionador Nacional
 
II Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”
Terça, 04 Fevereiro 2014 17:32    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED)/Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.), com o apoio do Jornal Desportivo A Bola, a Direção-Geral da Educação/Desporto Escolar e o Comité Olímpico de Portugal (COP), instituem a II Edição do Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”.


O Concurso tem por objetivo estimular a produção de trabalhos escritos relacionados com a Ética na Vida e no Desporto, galardoando aqueles que melhor qualidade apresentarem, por estudantes do ensino secundário dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, de Ciências Socioeconómicas, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais e dos Cursos Profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo de Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O prazo de apresentação dos trabalhos decorre de 1 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014.


REGULAMENTO - Visualizar (formato *.pdf)

INSCRIÇÃO - Visualizar (formato *.pdf)

 

 

 

 
FPP assina protocolo de cooperação
Quinta, 06 Fevereiro 2014 09:48    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Federação de Patinagem de Portugal assina  protocolo de cooperação com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Foi hoje assinado na sede da FPP um protocolo que estabelece um quadro de cooperação profícua entre as partes intervenientes. No âmbito desta  cooperação destaca-se a formação de agentes desportivos e a investigação e desenvolvimento na área das ciências do desporto.

 
Hóquei em Patins: Jornadas Técnico-Pedagógicas a 6 de julho em Setúbal
Quarta, 19 Junho 2013 17:26    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Vão decorrer a 6 de julho, em Setúbal, as Jornadas Técnico-Pedagógicas de hóquei em patins, subordinadas aos temas “O hóquei em patins enquanto modalidade de resistência em regime de velocidade”, “Os princípios da defesa” e “Correção de gestos técnico-tácticos errados”-

As Jornadas, coordenadas pelos técnicos Nuno Ferrão, Luís Sénica e José Lopes, realizam-se no edifício do IPDJ de Setúbal, na Praça Zeca Afonso, entra as 9:30 e as 12:30 e as 14:00 e as 18:00.

A organização está a cargo da AP Setúbal, com o apoio da FPP, do IPDJ e da CM de Setúbal. As inscrições têm o preço de 20€. Mais informações através dos contatos da AP Setúbal (212078409 e Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).


JORNADAS - Visualizar (formato *.pdf)

 
Deslocações às Ilhas – Ano de 2013
Sexta, 25 Janeiro 2013 15:40    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Em anexo damos conhecimento do Despacho Normativo nº 1/2013, do Gabinete do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, que estabelece os critérios para o financiamento público de comparticipação dos encargos com as deslocações entre o território continental e as Regiões Autónomas.
 
Assembleia Geral elegeu Órgãos Sociais para o quadriénio 2012-2016
Domingo, 21 Outubro 2012 16:10    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Este sábado, 20 de outubro, no Hotel Zurique, em Lisboa, realizaram-se as Assembleias Gerais da Federação de Patinagem de Portugal.

Da Assembleia Geral Eleitoral, resultou a eleição da única lista candidata, a encabeçada por Fernando Elias Claro. Os Órgãos Sociais eleitos desempenharão funções no quadriénio 2012-2016. 

No Hotel Zurique, em Lisboa, foi ainda aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.

Eleições - Visualizar (formato *.pdf)

 

 
“Final-4” Juniores: Comunicado da Direcção
Quinta, 19 Julho 2012 17:15    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Em função  do protesto sobre o jogo  que opôs o FC Porto à AD Valongo, a FPP reagendou a realização da Final a Quatro do Campeonato Nacional de Juniores, para o  fim de semana de 28 e 29 de  Julho.

Este adiamento surge pela decisão de repetição do jogo em questão. Tal foi decidido pelo Conselho de Disciplina ontem (quarta-feira) tendo os clubes envolvidos sido imediatamente notificados e o jogo agendado para este domingo. A decisão é passível de recurso para o Conselho de Justiça,  no entanto todos e quaisquer recursos não têm efeito suspensivo sobre as decisões ou deliberações recorridas, conforme estabelece o número 7 do Artigo 25º do Regulamento Geral da FPP.

Recordamos que o primeiro adiamento se deveu à apresentação de testemunhas ter acontecido no último dia do prazo legal para o efeito, não sendo possível ouvir os testemunhos para formar a decisão em tempo útil. A FPP está certa de que não protelou ou adiou a tomada de decisões, como tem a certeza que tudo fez para que os prejuízos fossem minimizados, no entanto não pode a FPP deixar de cumprir o que se encontra regulamentado, dando condições para que os intervenientes directos no processo dispusessem dos seus direitos consignados regulamentarmente.

Não pode a FPP deixar de agradecer a compreensão e serenidade com que atletas, treinadores e dirigentes dos restantes Clubes apurados, aguardaram a decisão proferida pelo Conselho de Disciplina, tornado-se parte da solução ao invés de serem um problema. Não podemos esquecer o HC Turquel, que tem assumido com a FPP um papel de parceria na organização da Final a Quatro, mantendo os meios necessários à sua realização, inteiramente à disposição para qualquer decisão tomada pela FPP.

A Direcção da FPP está segura que a Final a Quatro, que se disputará a 28 e 29 de Julho em Turquel, será uma prova disputada com elevada competitividade, sob os princípios do desportivismo e fair-play.

A Direcção

 

 
CONVOCATÓRIA SN SUB–17 - CENTRO TREINO NACIONAL Nº 2
Quinta, 23 Fevereiro 2012 17:48    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

De acordo com o Plano Anual das Selecções Nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal vai levar a efeito o Centro de Treinos Nacional Nº 2 da Selecção Nacional Sub-17 de Hóquei em Patins, o qual vai ter lugar nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2012, na vila do Luso, tendo em vista a preparação desta Selecção para o Campeonato da Europa que vai decorrer no corrente ano em França.

 

Atletas Convocados:

Hóquei Clube de Braga ( AP Minho ) - Miguel Carlos Vieira

Óquei Clube de Barcelos ( AP Minho ) - Diogo Martins

Futebol Clube do Porto ( AP Porto ) - Pedro Miguel Freitas, Luis Pedro Melo, Diogo Miguel Seixas

Hóquei Clube de Turquel ( AP Leiria ) -  Pedro Miguel Batista

Sporting Clube de Portugal ( AP Lisboa ) - Ivan Mariani, Tiago Carvalho

Sport Lisboa e Benfica ( AP Lisboa ) - João Roma Sardo, António Mendonça Silva

Escola Secundária Stuart Carvalhais ( AP Lisboa ) -  João Campelo, Pedro Manuel Ferreira


Lisboa, 23 de Fevereiro de 2012

 

Jorge Lopes

Seleccionador Nacional

 
CONVOCATÓRIA SN SUB–20 - CENTRO TREINO NACIONAL Nº 2
Quinta, 23 Fevereiro 2012 17:53    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

De acordo com o Plano Anual das Selecções Nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal vai levar a efeito o Centro de Treinos Nacional Nº 2 da Selecção Nacional Sub-20 de Hóquei em Patins, o qual vai ter lugar nos dias 12, 13 e 14 de Março de 2012, na vila do Luso, tendo em vista a preparação desta Selecção Nacional para o Campeonato da Europa que vai decorrer no corrente ano em Saint-Omer na França.

 

Atletas Convocados:

Hóquei Clube de Braga ( AP Minho ) - Hélder Pereira Nunes, Rodolfo Sacramento Sobral,

Futebol Clube do Porto ( AP Porto ) - Pedro Filipe Costa, João Ramalho Guimarães, Telmo Sousa Pinto

Associação Desportiva de Valongo ( AP Porto ) - Pedro Sidónio Mendes

Sport Lisboa e Benfica ( AP Lisboa ) - Miguel Damião Rocha, Diogo André Neves, Tiago André Jorge

Sporting Clube de Portugal ( AP Lisboa ) -  José Diogo Macedo, Gonçalo Bonnet Alves, Pedro Manuel Delgado


Lisboa, 23 de Fevereiro de 2012

 

Luis Duarte

Seleccionador Nacional

 
CONVOCATÓRIA SN FEMININOS- CENTRO TREINO NACIONAL Nº 2
Quinta, 01 Março 2012 19:16    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

De acordo com o Plano Anual das Selecções Nacionais, a Federação de Patinagem de Portugal vai levar a efeito o 2º Centro de Treinos Nacional da Selecção Nacional Sénior Femininos, o qual vai ter lugar de 19 a 21 de Março de 2012, na vila do Luso, tendo em vista a preparação desta Selecção Nacional que irá disputar o Campeonato do Mundo que terá lugar no Brasil no corrente ano de 2012.

Atletas Convocadas:

Associação CD Casa Povo Vila Boa Bispo ( AP Porto ) - Marta Isabel Vieira

Clube Hóquei dos Carvalhos ( AP Porto ) - Nídia Mafalda Vale

Associação Cultura e Recreio de Gulpilhares ( AP Porto ) - Filipa Daniela Azevedo

Associação Desportiva Sanjoanense ( AP Aveiro ) - Marlene Teixeira Sousa

Associação Académica de Coimbra ( AP Coimbra ) -  Carolina Miguel Gonçalves, Ana Catarina Ferreira

Hóquei Clube de Turquel ( AP Leiria ) - Sofia Susano Vicente

Grupo Desportivo e Recreativo “Os Lobinhos “ ( AP Lisboa ) - Inês Isabel Vieira, Rita Dias Paulo, Ana Catarina Coelho

 

Clube Desportivo de Boliqueime - Adriana Filipa Leote, Andrea Filipa Afonso

 

Jorge Lopes

Seleccionador Nacional

 
Paredes recebe Europeu de hóquei em patins em setembro
Segunda, 23 Janeiro 2012 13:23    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Entre os dias 9 a 15 de setembro de 2012, Portugal vai receber pela 12ª vez a organização do Campeonato da Europa de hóquei em patins, algo que já não sucedia desde 1998, quando também na região do Vale do Sousa a Seleção Nacional conquistou o seu último de 20 títulos europeus.
 
Sucedendo a cidades como Lisboa, Porto, Barcelos, Funchal ou Paços de Ferreira, caberá desta feita ao Município de Paredes acolher esta competição, na categoria Seniores Masculinos, que terá como base o Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, em Lordelo.  
Convite_FPP

Nas duas últimas edições do Campeonato da Europa, disputadas em Oviedo (Espanha) e Wuppertal (Alemanha), respetivamente em 2008 e 2010, Portugal foi finalista derrotado e sempre diante da sua congénere espanhola, já com 15 títulos europeus conquistados, à frente de Inglaterra (12) e Itália (2).

Exceção feita ao Europeu de 1985, em Barcelos, e desde a sua primeira organização em 1947, Portugal venceu sempre o troféu como país anfitrião.  

A cerimónia de assinatura do Protocolo de Organização do Campeonato da Europa de hóquei em patins 2012 terá lugar na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, pelas 16h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, seguida de conferência de imprensa.

 
Rui Neto: “Europeu tem de ser o ponto de viragem”
Quarta, 25 Janeiro 2012 18:31    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O Selecionador Nacional de hóquei em patins – Rui Neto – marcou presença na cerimónia de assinatura do Protocolo da Organização do Campeonato da Europa de hóquei em patins e manifestou o desejo e o objetivo de recolocar Portugal no topo da modalidade.

“É a minha primeira competição em casa. A responsabilidade é maior e este Europeu tem de ser o ponto de viragem na conquista de títulos para Portugal. Não pode ser de outra forma”, começou por dizer Rui Neto.

Portugal conta com 20 conquistas europeias, mas o título europeu foge à Seleção Nacional desde 1998, precisamente na última ocasião que o país foi anfitrião da prova. O objetivo do Selecionador é levantar a taça no último dia do Campeonato.

”Motivação é ganhar. Jogar em casa é importante e os adeptos serão o 6º jogador. Espero estar no dia 15 de setembro a festejar o título Europeu para Portugal”, disse.

A Seleção Nacional realizará um estágio de duas semanas, em Paredes, antes do Europeu.

A 50ª edição do Campeonato da Europa de hóquei em patins (seniores masculinos) realizar-se-á entre 9 e 15 de setembro de 2012, em Paredes.
 
Fernando Claro: “Paredes respira hóquei em patins”
Quarta, 25 Janeiro 2012 18:32    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Realizou-se, esta quarta-feira (25 de janeiro de 2012) no salão nobre da Câmara Municipal de Paredes, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Organização do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins (seniores masculinos), competição que se realizará entre os dias 9 e 15 de setembro de 2012, em Paredes.

“Há 14 anos, realizou um europeu nesta zona e Portugal sagrou-se campeão. Paredes respira hóquei em patins. É uma parceria saudável com este município e esperamos que seja uma parceria duradoura, até para outros eventos desta envergadura”, começou por dizer Fernando Claro, Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, momentos antes da assinatura do protocolo.

“O pavilhão (em Lordelo) tem todas as condições para os atletas darem o seu melhor e para que o hóquei em patins seja dinâmico e espetacular. Paredes vai disponibilizar tudo o que tem aos países que nos visitarem”, concluiu o Presidente da FPP.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Paredes vincou que é com “enorme satisfação” que recebe um evento como o Europeu de hóquei em patins e deixou uma mensagem para os jogadores e para o Selecionador: “Vão encontrar um ambiente de grande festa. Queremos ajudar a Seleção a chegar aos lugares mais altos”, atirou Celso Ferreira, que quer aproveitar o Europeu para “motivar os jovens do município para a prática desportiva”.

A cerimónia decorreu na presença do Presidente da FPP Fernando Claro, do Presidente da Câmara de Paredes Celso Ferreira, do Vereador para o Desporto da Câmara Municipal de Paredes Cândido Barbosa, do Presidente da Associação de Patinagem do Porto Celestino Brito e do Selecionador Nacional de hóquei em patins Rui Neto.
 
Porto Santo SAD excluído do Campeonato Nacional da 1ª divisão
Sexta, 27 Janeiro 2012 15:18    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Em virtude da exclusão do Porto Santo SAD do  Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Masculinos em Hóquei em Patins, deliberada pelo Conselho de Disciplina da FPP em 25 Janeiro de 2012, informam-se todos os clubes participantes no referido Campeonato que, todos jogos  em que intervinha o Porto Santo SAD são cancelados  a partir da presente data , devendo ser considerados como "Folga" os jogos ainda por disputar com aquele Clube até à conclusão da Prova atrás mencionada.   

De acordo com  RGHP da FPP no seu  Artigo  80º, ponto  6, todos os jogos realizados pelo clube excluído, serão anulados não sendo considerados para “goal average” ou pontuação.

A classificação na Prova será apurada em conformidade com este facto.  
No entanto, a matéria disciplinar decorrente dos jogos realizados mantém-se em vigor, não sendo por isso anulada.
 
Plurisports transmite sorteios
Terça, 26 Julho 2011 17:58    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Plurisports vai transmitir nesta sexta-feira, pelas 18 horas, os sorteios dos calendários da I e II divisões do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, de 2011/2012, que se realizam na sede da Federação de Patinagem de Portugal, através do seu site: www.plurisports.com.

Será, também, sorteada a ordem do jogo da Supertaça António Livramento entre FC Porto e Oliveirense.

Na I Divisão, vão participar os seguintes clubes: Académica de Espinho, Gulpilhares, Valongo, Física, Infante Sagres, Candelária, Paço de Arcos, FC Porto, Tigres, HC Braga, Porto Santo, Óquei de Barcelos, Riba d’Ave, Benfica, Oliveirense e Juventude de Viana.

Lavra, Limianos, Sanjoanense, Académico da Feira, Póvoa, Juventude Pacense, Carvalhos, Marítimo, Escola Livre, Famalicense, Fundação Nortecoope, Cambra, Marco, Mealhada, Paço de Rei e Seixas disputam a Zona Norte e Madeira, enquanto a Zona Sul e Açores integra as seguintes equipas: Académica de Coimbra, Santa Cita, Oeiras, Biblioteca, Campo de Ourique, HC Sintra, Sesimbra, Turquel, Ouriense, Algés, Parede, Alenquer e Benfica, Sp. Tomar, Sporting, Nafarros e Vasco da Gama.
 
FC Porto segura totalistas do decacampeonato
Sexta, 15 Julho 2011 20:02    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O FC Porto garantiu as renovações dos contratos de Edo Bosch, Filipe Santos e Reinaldo Ventura, jogadores que contribuíram para a conquista dos dez títulos consecutivos de campeão nacional de Hóquei em Patins. Os dragões chegaram, também, a acordo com Nélson Filipe, campeão nos últimos cinco anos seguidos.

Reinaldo Ventura, capitão do FC Porto e da Selecção Nacional, renovou o contrato por duas temporadas, depois de uma época em que marcou 54 golos. Actua nos seniores dos portistas desde 1998/1999. Por igual tempo surgiu a renovação de Edo Bosch, que ingressou na principal formação do FC Porto em 1997/1998.

Filipe Santos prolongou o contrato por mais uma época e, neste grupo, é o jogador que acumula mais temporadas de dragão ao peito, pois estreou-se como sénior em 1992/1993. Com menos épocas no FC Porto está Nélson Filipe, contratado pela primeira vez em 2006/2007.

Antes destas renovações, Tó Neves foi apresentado como novo treinador, após garantir o acordo válido por três temporadas. O ex-técnico e jogador da Oliveirense contribuiu como hoquista para os três primeiros títulos do decampeonato.

 
Três selecções com o título no horizonte
Sexta, 08 Julho 2011 19:56    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Vítor Silva, presidente-adjunto da Federação de Patinagem de Portugal, Paulo Rodrigues, vice-presidente responsável pelo Hóquei em Patins, Rui Neto, seleccionador nacional A, acompanhado pelo adjunto Luís Teixeira, e Jorge Lopes, director-técnico nacional e seleccionador dos Sub-17, apresentaram, na sede da FPP, os convocados e as expectativas de Portugal para os Campeonatos do Mundo de San Juan, Argentina, e de Barcelos, bem como para o Europeu de Genebra, na Suíça.

A conquista do primeiro lugar está, naturalmente, no horizonte dos responsáveis das três selecções nacionais: «O principal objectivo é ganhar a final, mas vamos por etapas e a primeira é ficarmos em primeiro lugar na fase de grupos, sem derrotas e depois atingirmos as metas seguintes. Sabemos, no entanto, que a Espanha, campeã há cinco Mundiais seguidos, quer, também, ganhar. Viemos de um ano óptimo, com o Benfica a conquistar a Taça CERS, o FC Porto e o Candelária perto da final da Liga Europeia, ganhámos em Montreux, os Sub-20 são campeões da Europa e, por isso, temos jogadores que são tricampeões. Não nos podemos esquecer que a Argentina joga em San Juan, um dos locais que vive o Hóquei em Patins como nenhum outro, a França está cada vez melhor, o Brasil pode ser uma surpresa e a Itália está a ‘rejuvenescer’ os seus atletas», afirmou Rui Neto, perante uma sala repleta de jornalistas, entre os quais o histórico Cristiano Pereira, colaborador da Plurisports.

Rui Neto explicou, também, por que divulgou uma lista de 13 atletas: «Estamos no fim da época, pode haver lesões e, por isso, isto é uma pré-convocatória, de onde vai sair o lote de dez hoquistas.  A base é composta pelos jogadores que estiveram em Montreux, mas não significa que estes vão ser convocados para San Juan. Sairão um guarda-redes e dois jogadores».

Jorge Lopes perspectivou o Mundial de Sub-20, que se realiza de 10 a 17 de Setembro em Barcelos, devido à ausência de Luís Duarte, seleccionador nacional, por motivos profissionais: «Todos os jogadores são, no mínimo, campeões da Europa, e há alguns que são tricampeões, como o Telmo e o Gonçalo Alves. Temos um lote  que nos permite sonhar com o título de campeão do mundo, porque são jogadores experientes, a nível nacional e internacional, há vários ‘artistas’ e elementos que já actuaram nos seniores, como Hélder Nunes, Gonçalo Alves e outros que integraram a principal equipa do FC Porto»

O director-técnico nacional referiu, depois, que o grupo dos Sub-17, que competirá em Genebra de 5 a 10 de Setembro, tem características diferentes: «Xavier Cardoso é já um repetente nos Sub-17, enquanto o João Campelo e o Miguel Vieira são, ainda, iniciados. É uma selecção sem ‘artistas’, que vale pela solidariedade, consistência e cumplicidade. Queremos que exista solidez defensiva e rapidez na transição da defesa para o ataque».

 

Adversários das Selecções Nacionais

San Juan - Mundial sénior (24 de Setembro a 1 de Outubro de 2011)

Angola

Moçambique

Estados Unidos da América

 

Genebra – Europeu de Sub-17 (5 a 10 de Setembro de 2011)

Inglaterra

Suíça

França

 

Barcelos – Mundial de Sub-20 (10 a 17 de Setembro)

França

Angola

Áustria

 

Ver os lotes de convocados neste link:

 
Liga Europeia coloca Barreiros no topo do mundo
Sábado, 28 Maio 2011 00:09    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Ricardo Barreiros foi um dos trunfos do Liceo da Corunha nesta temporada: a conquista da Liga Europeia é o feito mais significativo da carreira, entre a elite de nível mundial, e o segundo lugar no campeonato espanhol, depois da liderança até
à última jornada, incomodou, mas não apaga o potencial ostentado desde o início de 2010/2011.

«A Liga Europeia é uma conquista que qualquer jogador ambiciona, ao nível do Campeonato do Mundo e da Europa. Estiveram presentes oito equipas e cinco delas estão entre as melhores do mundo. Chegámos muito bem a Andorra e o nosso trunfo foi o valor colectivo, porque não há nenhum jogador que consiga sozinho dar a volta quando a equipa está a perder por 3-0. Não foi fácil: defrontámos o Noia, estivemos a ganhar por 3-0, mas o FC Porto empatou e sofremos muito. Foi preciso muita força e também alguma sorte», afirma Ricardo Barreiros, em declarações ao site da Federação de Patinagem de Portugal.

O internacional português admite que poucos esperavam este sucesso da formação galega: «Terminámos a OK Liga em segundo lugar, porque chegámos ao último jogo com cansaço acumulado, mas ninguém estava à espera de uma época como esta, com muitas mudanças de jogadores, inclusive de guarda-redes. Disputámos a Supertaça Europeia, perdemos a Taça do Rei com o vencedor desta competição e discutimos o campeonato espanhol até ao fim».

Ricardo Barreiros defende que Pedro Afonso e Tiago Sousa foram jogadores importantes na estrutura do Liceo: «Pedro Afonso foi um dos principais responsáveis por termos ganho a Final a 8. Teve algum azar ao longo do ano, mas somos amigos e reconheço que mereceu esta vitória. O Tiago Sousa é um profissional incansável, com um nível de trabalho intenso, que cumpriu sempre quando foi chamado para a baliza»

Nova temporada na mira

O avançado português já está a pensar na nova temporada, mostrando-se, naturalmente, muito ambicioso: «Estou muito satisfeito por representar o Liceo, a nível desportivo e pessoal. Tenho mais um ano de contrato, há a possibilidade de renovar, mas, agora, não quero falar sobre isso. Em relação às conquistas, estou no auge, sinto-me um jogador mais capaz, mais experiente e, numa época que vai ter várias mudanças, o Liceo precisa de estar em condições de lutar pelas vitórias nos momentos decisivos. O nosso jogo é ofensivo, com força colectiva e individual, porque temos um técnico que soube aproveitar as novas regras, reforçou as nossas qualidades e disfarçou as nossas debilidades».

Mundial de San Juan desejado

A luta pelo título de Campeonato do Mundo integra, naturalmente, os objectivos de Ricardo Barreiros: «Temos que aproveitar o bom momento do hóquei português. FC Porto e Candelária apresentaram uma excelente imagem e pensei numa final cem por cento portuguesa. Estiveram ao mesmo nível de Reus e Liceo. O Benfica venceu a Taça CERS, depois de vencer a «Final Four» com a presença de três equipas nacionais. Conquistámos o Torneio de Montreux e, acima de tudo, apresentámos muita qualidade, com hoquistas que não estiveram no Campeonato da Europa. Temos jogadores para três ou quatro equipas de bom nível. Por isso, podemos sonhar com a conquista do Campeonato do Mundo».

 
Mundial de Sub-20 apresentado em Barcelos
Quarta, 18 Maio 2011 14:57    PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Pavilhão Municipal de Barcelos foi palco da apresentação do Campeonato do Mundo de Sub-20 de Hóquei em Patins, a realizar de 10 a 17 de Setembro. Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suíça, França, Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e Angola são as selecções já confirmadas na quinta edição desta competição.

«Quando o CIRH, entidade internacional superintende o Hóquei em Patins, atribuiu à Federação de Patinagem de Portugal esta candidatura, pensou-se no local que seria indicado para realizar este Mundial de Sub-20. É uma parceria perfeita, porque Barcelos merece isto pelo seu passado, pela sua história no Hóquei em Patins, já que tem praticamente todos os títulos desta modalidade. Em boa hora, o presidente da FPP, Fernando Claro, a Associação de Patinagem do Minho e a Câmara Municipal de Barcelos fizeram esta parceria. Vamos ter mais um sucesso desportivo», afirma Vítor Grilo, vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal.

 

José Paulo Matias, líder da Associação de Patinagem do Minho, foi outro orador nesta apresentação: «É uma prova de confiança, reconhecimento e de mérito e agradeço à Câmara Municipal de Barcelos a disponibilidade que manifestou para organizar um evento desta envergadura. Podíamos fazê-lo em Viana, Braga, Melgaço ou em Guimarães, mas Barcelos pareceu-nos o local mais adequado e que maior vontade manifestou».

Domingos Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos, explicou as vantagens que o Mundial pode proporcionar: «A Câmara Municipal tem uma política nas suas diferentes dimensões e uma política para o desporto abrangente, bastante dinâmica e pretende levar a cabo um evento com dimensão internacional. No ano passado, patrocinámos o Campeonato do Mundo de Tiro com pólvora preta, que foi um êxito. Quando tivemos conhecimento deste evento, de imediato a Câmara Municipal se disponibilizou para o organizar. Barcelos é a catedral do Hóquei e é muito importante relançarmos esta modalidade, porque há um historial a defender. Vamos levar o nome de Barcelos ao mundo. Vivemos um momento de dificuldades orçamentais, mas nem tudo são despesas, mas, sim, investimentos. Há uma série de eventos paralelos, como marketing, promoção barcelense e o impacto na economia local». 

Portugal-Espanha em veteranos

O encontro entre antigas glórias de Portugal e Espanha integrou o programa de apresentação do Campeonato do Mundo de Sub-20. Foi a oportunidade de ver em acção craques como Realista, Vítor Hugo, Luís Ferreira ou Xana, entre muitos outros. Apesar da boa réplica nacional, os espanhóis ganharam por 4-3.

Portugal  -  Chambel, Domingos Carvalho (1), Carlos Realista, Vítor Bruno, Vítor Hugo, Luís Ferreira (2), Chana, Paulo Castanheira, Sérgio Nunes, Alfredo Silva, Alberto Sousa e Hugo Araújo.

Treinador:  Cristiano Pereira

Espanha - Ruben Sanchez, Ricardo Satue, Placido Allegrete, Nene Zabalia (2), Juan Torner (2), Willy Duarte, Benigno Tome, Pepe Giralte e Luís Velasco.

Árbitros: Florindo Cardoso e Rêgo Lamela.

 

Ver o vídeo promocional na página de Facebook da Federação de Patinagem de Portugal.

 


Pág. 1 de 7